Brad Van Liew vence a terceira perna da Velux 5 Oceans

 

 

Por Rosângela Oliveira
Da redação da www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
O americano continua na liderança

O americano de 43 anos cruzou a linha de chegada em Punta Del Este, no Uruguai, em sua Eco 60 Le Pingouin, nesta terça-feira, vencendo a terceira perna, Brad Van Liew venceu as outras duas pernas da regata e segue na liderança da prova.

Brad navegou 6.530 milhas náuticas em 23 dias, 17 horas e 46 minutos a uma velocidade média de 11,5 nós. Depois de zarpar de Wellington, em 6 de fevereiro, ele alcançou o Cabo Horn em apenas 16 dias. O skipper comemora a vitória e a passagem tranquila pelo Cabo Horn, depois de uma experiência assustadora, em 1998, quando seu veleiro foi esmagado pela força de um furacão e ondas de mais de 20 metros de altura.

“Vencer a terceira perna e passar pelo Cabo Horn com segurança–esses são dois fatos muito importantes para mim, dois obstáculos enormes," Brad disse quando saiu do barco depois de 23 dias no mar. "É bom estar aqui em Punta, é um lugar fantástico.”

Até a manhã desta quarta–feira os outros três skippers se aproximavam de Punta del Este lutando pelo segundo lugar, Chris Stanmore–Major está na frente (214 milhas da linha de chegada), seguido por Zbigniew “Gutek” Gutkowski (250 milhas da linha de chegada) e Derek Hatfield (262 milhas da linha de chegada).

A Velux 5 Oceans começou em La Rochelle, na França, em outubro de 2010, chegou à Cidade do Cabo, depois a Wellington, na Nova Zelândia e agora a Punta Del Este, no Uruguai. A próxima perna segue rumo a Charleston, nos EUA, antes de retornar para o outro lado do Atlântico, de volta à França. A edição 2010/11 é a oitava em seus 28 anos de história.