Skipper americano Brad Van Liew vence a Velux 5 Oceans 2010/2011

 

Skipper americano venceu todas as pernas da regata de volta ao mundo

Por Rosângela Oliveira
Da redação da www.nautica.com.br

Foto: OnEdition/Velux 5 Oceans
Brad Van Liew e seu Eco 60 Le Pingouin; Clique  na imagem para ver mais fotos

Brad Van Liew cruzou a linha de chegada da última perna da Velux 5 Oceans, nesta sexta-feira, em La Rochelle, França. O skipper americano chegou quebrando vários recordes, ele é o primeiro norte-americano a completar 3 regatas de volta o mundo, foi o primeiro skipper a vencer todas as pernas da Velux 5 Oceans e terminou a competição como campeão absoluto desta edição da regata de volta ao mundo. Ele completou a prova em seu veleiro Eco 60, Le Pingouin.
"Eu me sinto extremamente feliz por vencer esta regata incrível e por ter feito esta viagem inesquecível velejando ao redor do mundo sozinho", disse Van Liew no porto de La Rochelle. "Só você e mais nada  em volta. Os desafios são únicos, perigosos e empolgantes ao mesmo tempo. É um teste para  a alma em que você aprende a superar os desafios físicos e mentais, eu nunca vi isso em nenhum outro esporte.”

O skipper britânico Chris Stanmore-Major terminou a perna em segundo lugar, garantindo o quarto lugar da classificaçã geral. Aos 33 anos de idade, esta foi sua primeira regata de volta ao mundo solo. Stanmore-Major a perna final de 3.600 milhas de Charleston, EUA, para La Rochelle, França, em 13 dias, 14 horas e 6 minutos, a bordo de seu Eco 60 Spartan.

O polonês Zbigniew 'Gutek' Gutkowski cruzou a linha de chegada da perna final da Velux 5 Oceans em terceiro lugar, para garantir o segundo lugar no pódio geral em sua primeira circumnavegação do globo. Ele se torna a 183ª pessoa a completar a díficil travessia e é o primeiro polonês a completar uma regata de volta ao mundo sozinho. Aos 36 anos de idade ele completou a Velux 5 Oceans em seu Eco 60 Operon Race depois de superar sérios problemas durante a travessia ele chegou a quebrar a costela e seu barco teve sérios danos ao longo da corrida. Gutek completou a perna final da regata em 13 dias, 18 horas e 7 minutos.

O último a cruzar a linha de chegada em La Rochelle foi o skipper canadense Derek Hatfield em seu Eco 60 Active House. Derek é o terceiro colocado na classificação geral. O skipper torna-se o único canadense que completou uma regata de volta ao mundo em solo. Ele também enfrentou problemas no barco ao navegar pelo Cabo Horn e teve que fazer uma parada na Argentina para realizar reparos no mastro.

Classificação geral da Velux 5 Oceans:
Brad Van Liew – 73 pontos – Estados Unidos
Zbigniew 'Gutek' Gutkowski – 53 pontos – Polônia
Derek Hatfield – 51 pontos – Canadá
Chris Stanmore-Major – 48 pontos –Grã-Bretanha

A Velux 5 Oceans é uma regata de volta ao mundo de 30 mil milhas náuticas que realizou paradas na Cidade do Cabo, na África do Sul, em Wellington, na Nova Zelândia, em Punta del Este, no Uruguai e Charleston, nos EUA. A prova terminou em La Rochelle, na França, local da largada em 17 de outubro de 2010.