Telefónica começa sua travessia de 2000 milhas náuticas para qualificação da Volvo

O barco espanhol Telefónica partiu na manhã desta segunda-feira, dia 25, de sua base em Lanzarote, na Espanha, para começar sua travessia de 2.000 milhas náuticas ao longo do Oceano Atlântico em busca de sua classificação para a Volvo Ocean Race 2011-2012. Segundo as regras da competição as equipes devem concluir a travessia sem paradas até 3 de Outubro para que o barco seja qualificado. A organização também exige que toda a tripulação deve estar a bordo.



A equipe do Telefónica espera encontrar ventos de 15 a 20 nós no oceano. Esta travessia de qualificação vai ajudar a equipe espanhola nos testes em alto-mar. O espanhol Jordi Calafat enfatizou a importância desta navegação: "É importante porque pode ser o último teste que poderemos fazer antes de tomar as decisões certas, e devemos aproveitá-la. Temos um bom programa feito para estes dias, nos falta alguns detalhes para que a equipe fique 100%.”

Para esta travessia a equipe do Telefónica anunciou mais dois tripulantes na sexta-feira, dia 22, os dois tem menos de 30 anos, assim a equipe completa seu número de tripulantes “Under 30” que está nas regras da regata.

O espanhol Antonio Cuervas-Mons, 29 anos, mais conhecido como “Neti” começou sua experiência com vela no Real Club Marítimo de Santander, e está será sua segunda regata de volta ao mundo. Íker Martinez, skipper da equipe, enfatizou que “Neti” tem uma ótima preparação física além de conhecer todas as áreas do navio.

O australiano Zane Gills, de 28 anos, é natural da ilha da Tasmânia e esta será sua primeira Volvo Ocean Race. Ele encara o desafio "com entusiasmo e com um pouco de nervosismo. Basicamente eu estou tentando me concentrar ao máximo para fazer o melhor que posso e espero ganhar esta corrida."

Tripulação completa do Telefónica para Volvo Ocean Race 2011-2012:
Iker Martínez (ESP), skipper
Andrew Cape (AUS), navegador
Neal McDonald (GBR), líder de turno
Jordi Calafat (ESP), vela e leme
Xabi Fernandez (ESP), regulador de velas
João Signorini “Joca” (BRA), líder de turno
Pablo Arrarte (ESP), timoneiro
Pepe Ribes (ESP), capitão
Antonio “Ñeti” Cuervas-Mons (ESP), proeiro
Zane Gills (AUS), proeiro
Diego Fructuoso (ESP), equipe de mídia