Brasileiros conquistam ouro no Sul-americano de Praia

Fonte: CBVM

A equipe brasileira masculina de vela do Time Brasil cumpriu com eficiência seu objetivo nos Jogos Sul-americanos de Praia Manta 2011. Competindo em duas classes, o Brasil alcançou, nesta terça-feira, dia 6, 100% de aproveitamento, com Alexandre ‘Amiguinho’ Tinoco e Gabriel ‘Coveiro’ Portilho Borges na Snipe e Joao Augusto Hackerott na Laser Standard conquistaram duas medalhas de ouro.

 

Campeões Mundiais e dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, Alexandre e Gabriel tiveram uma jornada irrepreensível em Manta. A medalha de ouro foi conquistada por antecipação de duas regatas, tamanha era a distância dos brasileiros para seus adversários. A prata ficou com a Argentina e o bronze para o Uruguai. “Lideramos do começo ao fim. Hoje foi um dia duro, com mais vento, ondas grandes, mas viemos muito bem treinados para este tipo de condição. É um resultado muito importante e agora é pensar para frente”, afirmou Alexandre, que planeja migrar para a classe 470 com o objetivo de tentar uma vaga olímpica nos Jogos do Rio 2016. Outra meta do velejador é iniciar um projeto social unindo o iatismo com a inclusão de jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Os fortes ventos e o mar turbulento de Manta também não foram barreiras para que o brasileiro Joao Hackerott alcançasse o lugar mais alto do pódio continental na classe Laser. Argentina e Uruguai foram prata e bronze, respectivamente. A primeira oportunidade de integrar uma delegação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro empolgou o atleta. “Foi sensacional.Nunca tinha viajado com o COB. Achei sensacional. Quero voltar a viajar muitas vezes ainda com o COB. Tenho 22 anos e na Laser, o auge é com 26, 27 anos. Espero disputar bastante Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Manta é um lugar é excelente para velejar. Treinei bastante para essa competição e pelo visto, o treino rendeu. O nível da competição tava alto, mesmo com o Mundial ocorrendo na mesma época”, declarou João.

 


Regatas femininas começaram ontem

O primeiro dia de regatas femininas da vela Nos Jogos Sul Americanos de Praia - Manta 2011, nesta quarta-feira, dia 7, teve ventos fortes e ondas grandes. O Time Brasil está representado por Mônica Matschinske na Classe Laser Radial e por Juliana Duque e Manuela Pedreira na Classe Snipe.

Após a realização de três regatas em cada classe, as jovens atletas brasileiras estão entre as primeiras colocadas e com chances reais de pódio. Na Laser, Monica liderou a primeira regata, fez um segundo e após romper um cabo conquistou um quarto lugar na terceira regata do dia. A brasilera está empatada na segunda colocação geral.

Na Snipe, o Brasil havia terminado o dia na terceira colocação. Juliana e Manuela ficaram com um segundo na primeira regata e venceram a segunda, mas largaram escapadas da terceira regata do dia. Porém, o a equipe técnica do Brasil entrou com um pedido de reparação, que foi acatado e com isso, a embarcação brasileira pulou para a segunda colocação na competição a um ponto das argentinas que estão liderando.