Diário de Bordo: Veleiros do Sul no topo da África

kiliman1

Por Danilo e Christiano Schultz

No mês de setembro os sócios do Veleiros do Sul, Christiano Schultz e Danilo A. Schultz se aventuraram pelo continente africano. Além de safáris e turismo na África do Sul, eles escalaram o vulcão Kilimanjaro (5.895 m. de altura) na Tanzânia, o ponto mais alto da África. No topo da montanha fizeram uma homenagem ao clube do coração deles: o Veleiros do Sul.

Tudo começou quando meu irmão Christiano Schultz, residente em Luanda - Angola me convidou em julho de 2008 para subir o Kilimanjaro (ponto mais alto da África ). Na hora respondi que sim, mesmo sem ter muita certeza do que era o Kilimanjaro. Com o tempo, fui lendo sobre o assunto e aperfeiçoando meu corpo e mente para a tal aventura. Chegamos na Tanzânia dia 29 de agosto, fizemos um city tour e no outro dia lá estávamos, prontos para começar nossa caminhada de 6 dias até o topo. Compramos o material e alugamos o restante. Éramos três no nosso grupo, eu, Christiano e a Olga, uma mulher da Rússia, pessoa extremamente falante, adora fotografias e curtiu cada momento conosco.

A subida é lenta e longa, horas e horas caminhando e à medida que os dias passam, o frio vai chegando. No primeiro dia acampamos a 3.032 metros ( Machame Camp ), noite mal dormida, porém muito bem alimentado e bebendo bastante água para não sofrer a doença da montanha ( altitude ). O fascinante era que sempre que chegavamos ao acampamento, nossa equipe de carregadores já havia montado nossa barraca e as bagagens já colocadas lá dentro. Tínhamos todos os dias água quente para banho, comida quente e fresca e todo o apoio da equipe ( carregadores e guias ) Nosso último acampamento, antes do topo, foi a 4.633 m ( Barafu Camp ). Chegamos nele por volta das 13h para descansar, e a meia-noite acordarmos e partirmos para o topo, numa caminhada de 6 horas.

kiliman2

Meu irmão chegou com um pouco de dor de cabeça e enjoado, reclamou muito, não tinha apetite, mas após eu alimentá-lo e medicá-lo, conseguiu dormir e acordou às 23h20 novo em folha. Caminhando como uma tartaruga, parando seguidamente para descansar, mãos e pés gelados, às 5h20 da manhã chegamos no Stella Point 5.756 m , o Frio (-30º C), a exaustão e o sono eram nossos inimigos, e na última hora nos abraçamos e fomos até o topo Uhuru Peak ( 5895 m ) um ajudando o outro.... Ao ver o sol nascer e assistir as geleiras enormes a nossa volta, eu me senti realizado, parecia que todas as minhas forças tinham voltado, e que eu recém havia acordado.... Um lugar surreal, uma energia incomparável... Comecei a tirar fotos, na medida do possível, pois meus dedos já estavam congelados e decidi buscar um pouco de gelo para o whiski do meu pai...

kiliman3

Agradecemos aos amigos que sempre nos deram força e coragem para partir para esta aventura... Realmente não é fácil chegar lá em cima, diversas vezes no último dia pensamos em desistir, mas quando imaginavamos a vista lá de cima, geleiras, comemorações e sonho realizado, buscavamos forças acima do nosso limite para não nos decepcionarmos e não decepcionar a todos os grandes amigos aqui do Brasil. Carregamos a flâmula do Veleiros do Sul até o topo do Kilimanjaro para homenagear o clube que temos orgulho de ser sócios!

kiliman4

Muito obrigado,

Danilo e Christiano Schultz!