Artigos

Biblioteca Nacional de Portugal dquire códice sobre náutica datado de 1598

Do Diário Digital

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) adquiriu recentemente um manuscrito de 1598 sobre assuntos náuticos (COD. 13 442) que confirma a divulgação e o impacto de procedimentos náuticos inovadores concebidos pelos cosmógrafos lusos daquela época.

O manuscrito contém as "Tábuas do lugar do Sol", um "Regimento para o marcar da agulha" e "Taboas da Largura do Leste ou de Oeste", conforme a instituição.

Todos estes materiais são importantes pois testemunham importantes desenvolvimentos científicos levados a cabo pelos portugueses, mas são sobretudo as últimas tabelas que conferem grande interesse histórico-científico ao documento.

As intituladas "Taboas da Largura do Leste ou de Oeste" são, na verdade, tabelas de amplitude ortiva do Sol (isto é, tabelas que dão, para cada dia do ano, a posição do Sol ao nascer, relativamente a Leste).

O uso destas tabelas está associado a um processo inovador de determinação da latitude no mar cujo aperfeiçoamento tem sido atribuído ao matemático e cosmógrafo João Baptista Lavanha. A Biblioteca Nacional de Portugal possuía já um conjunto de tabelas atribuídas a Lavanha, que incluía, também, as de amplitude ortiva do Sol, num manuscrito menos completo e mais tardio (COD. 6806//1). O aparecimento deste novo manuscrito confirma a divulgação e o impacto destes novos procedimentos náuticos concebidos pelos cosmógrafos lusos.

 


Empresas que já apoiaram a Vela                                                                       Apoie você também, CLIQUE AQUI e saiba como.

apoio2014-690


Veleiros do Sul | Porto Alegre, RS | Brasil
30°05'50.7"S 51°15'24.4"W
Avenida Guaíba, 2941 - Vila Assunção
+55 (51) 3265-1733

Informações Adicionais