Equipe sueca estica sua vantagem no 2º dia do Extreme Sailing Series em Istambul

Foi mais um dia intenso de Extreme Sailing Series no estuário do Corno de Ouro, em Istambul, com rajadas de vento e percursos apertados que resultaram em algumas colisões. O barco da Luna Rossa foi levado a terra esta noite para que os danos causados nas colisões com o Team GAC Pindar e com o Artemis Racing pudessem ser apurados. Entretanto, a equipe italiana de Max Sirena, que caiu do 2º para o 4º lugar, deve voltar à água para competir.

A equipe que começou o dia no topo da tabela, a Artemis Racing, esticou sua vantagem em relação ao 2º colocado ainda mais, aumentando a diferença de um ponto para 19 após as sete regatas de hoje. Os outros dois lugares no pódio ficaram divididos entre a equipe Alinghi, que conta com Tanguy Cariou como capitão e Yann Guichard no leme, e a neozelandesa Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, ambas com 97 pontos. Os líderes gerais do Extreme Sailing Series até agora, Groupe Edmond de Rothschild, se reergueram de um início difícil como ontem para chegar ao 5º lugar no final do 2º dia.

As condições meteorológicas foram similares às de ontem, com uma brisa de 7 a 10 nós, que transformou os catamarãs Extreme 40 em verdadeiras máquinas de velocidade nas mãos dos 44 velejadores, que representam em grande parte a elite do esporte. As curtas regatas de duas pernas, com duração de apenas 10 a 12 minutos, mostraram as equipes soltando suas enormes gennakers, com umvento de popa que demandou um manejo habilidoso para que as equipes evitassem acidentes mais graves.

Por enquanto, os 44 velejadores estão descansando e os barcos danificados estão sendo reparados, mas amanhã as portas se abrem para o grande público em Istambul, que presenciará os 11 barcos Extreme 40 velejando nos percursos de "estádio" mais próximos à costa.  

A emissora nacional turca de TV, a TRT, estará cobrindo o Extreme Sailing Series ao vivo neste final de semana e o streaming estará disponível no site oficial do evento (www.extremesailingseries.com) em tempo real. Vídeos dos dias anteriores também podem ser vistos no canal do YouTube: http://www.youtube.com/user/ExtremeSailingSeries


Extreme Sailing Series, 3ª. Etapa em Istambul

Resultado Final após o 2º dia:
1º Artemis Racing (SWE), 116 pontos
2º Alinghi (SUI), 97 pontos
3º Emirates Team New Zealand (NZL), 97 pontos
4º Luna Rossa (ITA), 95 pontos
5º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 95 pontos
6º The Wave, Muscat (OMA), 87 pontos
7º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 78 pontos
8º Oman Air (OMA), 76 pontos
9º Team Extreme (EUR), Roland 64 pontos
10º Niceforyou (ITA), 64 pontos
11º Team GAC Pindar (GBR), 55 pontos