Alta pressão gera condições complicadas no segundo dia da etapa final do Extreme Sailing Series

Por William Saab - Excom

Os times franceses e italianos travam uma batalha dura pela liderança do Extreme Sailing Series. Ontem, o percurso traçado pela Luna Rosa favoreceu vantagem para os italianos. O capitão Max Sirena disse que até agora trabalharam bem, mas ainda têm muitas corridas pela frente. “Temos que repetir o resultado nos próximos dias. Ontem foi um dia difícil em que costumamos lutar bastante, mas conseguimos nos sair bem”, comemorou. Porém, a habilidade dos franceses não pode ser ignorada, pois eles ainda têm chances de virar o jogo. Entretanto, as más condições que afetaram todas as equipes, fizeram com que o Red Bull Sailing Team permanecesse na primeira colocação.

EX40_Singa

Integrante da Red Bull Sailing Team, Hans, Peter Steinacher, relatou as condições de hoje: “Os ventos estavam complicados e mudando a todo o momento. Duas vezes largamos cedo demais e em uma fomos para a sexta colocação. São coisas que acontecem. Às vezes temos má sorte, mas se estivermos no pelotão da frente não há tantos problemas, pois ainda estaremos com os líderes e é essa posição em que estamos hoje”.

Apenas quatro corridas foram disputadas no segundo dia da competição, o suficiente para testar a habilidade e a paciência dos velejadores. Phil Lawence, diretor da corrida, disse: “Quando fomos dar início às corridas, as condições estavam bem complicadas, então tivemos que esperar o tempo melhorar. Depois, tivemos ventos entre 6-8 nós, o que permitiu corridas bem boas”.

Dean Barker está contente com o desempenho do Emirates Team New Zealand, que venceu a segunda corrida do dia, terminando na segunda colocação final. A Alinghi subiu duas posições e fechou em sexto. Oman Air também teve um dia melhor que a média e o seu capitão novato Chris Draper os levou para a quarta posição. Ele disse: “Nosso objetivo era terminar entre os cinco primeiros de cada corrida; cumprimos isso.

A nova equipe na disputa Team Extreme – the first club ficou feliz com a vitória no final da corrida, mas o capitão Sébastian Col explicou que o time está ali muito mais para aprender. “Precisamos estar mais firmes para melhorarmos nosso desempenho”

Hoje, a nona etapa chega na metade e o evento será aberto ao público, com diversas atrações para os presentes. Haverá transmissão pela WEBCAM ao vivo.

Extreme Sailing Series Nona etapa, Singapura classificação após 9 corridas (8.12.11)
Posição / Equipe / Pontos

1- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matt Adams / Craig Monk 64 pontos
2- Emirates Team New Zealand (NZL), Dean Barker / Glenn Ashby / James Dagg / Jeremy Lomas 62 pontos
3- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 61 pontos
4- Oman Air (OMA), Chris Draper / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 55 pontos
5- Groupe Edmond de Rothschild (FRA),Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 52 pontos
6- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 51 pontos
7- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 46 pontos
8- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mark Bulkeley / Andrew Walsh / Matt Cornwell 43 pontos
9- Team Extreme - the first club™ (FRA), Sébastien Col / Jean-Christophe Mourniac / Franck Citeau / Christophe André 34 pontos
10- Team TILT (SUI), Alex Schneiter / Charles Favre / Arnaud Psarofaghis / Nicolas Heintz 27 pontos