SPH e Marinha fazem vistoria na sinalização náutica

Fonte: SPH

A Capitania dos Portos realiza no próximo dia 17 uma vistoria no trabalho de reposição e remanejamento de bóias nas hidrovias do Guaíba, Delta do Jacuí e Rio Gravataí. A atividade que está sendo executado pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) tem por objetivo qualificar a sinalização náutica e atingir os índices de segurança exigidos pela Marinha do Brasil.

O diretor de Hidrovias, Adriano Reinheimer, explicou que há 15 dias a equipe técnica da SPH deu início aos trabalhos de reposição do balizamento, trocando os sinalizadores metálicos por equipamentos feitos de Polietileno de Alta Densidade –PEAD. “A troca desses sinais foi definida durante reunião com a Marinha do Brasil, para que a SPH melhorasse a sinalização náutica nos pontos mais críticos da hidrovia”, explicou.

O trabalho se iniciou entre o Rio Gravataí e o Canal do Furadinho, no Delta do Jacuí, se entendendo até o Canal de Itapuã, no Lago Guaíba. “Isso compreende uma extensão de aproximadamente 40 quilômetros de hidrovias, que passa a contar com uma melhor sinalização. Na última semana de trabalho foram reposicionados 15 sinalizadores”, informa o diretor.

Adriano ressalta que esta é uma atividade de rotina dos técnicos da Divisão de Operação e Fiscalização da SPH (DOF). No entanto, a Marinha do Brasil tem direcionado maior apoio para que as exigências sejam atendidas, com o intuito de manter a hidrovia segura. “Nossa principal hidrovia acessa o Porto de Rio Grande. São vários os navios de grande porte que circulam mensalmente por aqui. A segurança é uma preocupação constante nas ações da SPH”, disse.

A vistoria está programada para o começo da manhã de quinta-feira, 17 e se estenderá por todo o dia.

Foto: Cristiane Franco