Velejadores do Audi YCSA Sailing Team no TOP 10 do Mundial da Juventude

 

Por ZDL comunicação

Martin Lowy ficou em quarto na Laser Radial e Philipp Essle, com Tiago Brito, foi o oitavo na 420; Olívia Belda também terminou entre as dez melhores no Europeu de Optimist

audi ycsa

São Paulo (SP) - No Top 10 das principais competições das classes de base da vela olímpica, os atletas da Vela Jovem do Yacht Club Santo Amaro, integrantes do Audi YCSA Sailing Team, confirmaram neste fim de semana a tradição do clube como formador de talentos internacionais. Principal objetivo do ano para a maioria dos jovens velejadores, o Mundial da Juventude, em Tavira, Portugal, teve Martin Lowy em quarto lugar na Laser Radial e Philipp Essle, que formou dupla com Tiago Brito, do Jangadeiros do Sul, em oitavo na 420.

O Mundial da Juventude reuniu um número recorde de 367 velejadores de 68 países em Tavira, entre 12 e 19 de julho. Na Laser Radial, Martin Lowy venceu uma das nove regatas e terminou entre os cinco primeiros em outras três, somando 62 pontos perdidos, contra 39 do vencedor, o espanhol Joel Rodriguez Perez.

Além de Lowy e de Philipp Essle, o Audi YCSA Sailing Team, do Yacht Club Santo Amaro, teve outros quatro atletas na competição: as duplas Antônio Aranha/Stephan Kunath, 25ª na 29er, e Giuliana Tozzi/Marina Rittscher, 27ª na 420. Os resultados obtidos ajudaram o Brasil a ficar em 12º na classificação geral do Nations Trophy.

"Ficar em 12º lugar entre mais de 60 países mostra nitidamente que a Vela Jovem brasileira está evoluindo. O Martin, por exemplo, já é uma realidade", observou Mark Essle, comodoro do YCSA. "Tenho certeza de que o Phillip e o Tiago esperavam mais, mesmo assim tiveram um desempenho excelente. Em breve, o Brasil deverá colher os resultados do trabalho que estamos desenvolvendo na classe 420".

Optimist na Irlanda e no México - Entre os atletas mais novos, de até 14 anos, Olívia Belda brilhou no Europeu de Optimist, disputado entre 13 e 20 de julho em Dublin, Irlanda, com mais de 250 competidores de 44 países. O campeonato testou a resistência dos velejadores com nove regatas disputadas em condições meteorológicas adversas, com chuva e nevoeiro. Olívia brigou pelo pódio na flotilha de ouro, que reuniu as 50 melhores atletas, e ficou com a sétima colocação, somando 84 pontos perdidos. A vencedora foi Ebru Bolat, com 42.

Disputado de 9 a 16 de julho em riviera Nayarit, no México, com a participação de 175 competidores de dez países, o Norte-Americano de Optimist contou com outros dois velejadores do Audi YCSA Sailing Team, André Fiuza e Thomas Roth. Fiuza foi o sétimo colocado com 106 pontos perdidos na flotilha azul, que não brigava por medalha, enquanto Roth ficou em 21º no mesmo grupo, com 118 pontos perdidos. O vencedor foi o norte-americano Ivan Shestopalov, com 23 pontos perdidos.

"É importante destacar o intercâmbio que velejadores das classes Optimist e 420 do Audi YCSA Sailing Team estão desenvolvendo em Hamburgo, na Alemanha, sob supervisão dos técnicos Marcos Biekarck e Felipe Caldeira", acrescentou Mark Essle. "É valiosa a oportunidade de treinar no NRV, um dos principais clubes náuticos da Europa. No início do ano, já havíamos recebido os velejadores alemães das categorias de base em Búzios."

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.