Sir Robin Knox-Johnston comemora 45 anos de sua volta ao mundo em solitário


Rosângela Oliveira de nautica.com.br

robin_45_2

Robin Knox-Johnston, velejador londrino, tornou-se a primeira pessoa a completar uma volta ao mundo sozinho e sem escalas em 22 de abril de 1969 ao completar uma competição promovida por um jornal inglês, a Sunday Times Golden Globe. A bordo de seu veleiro de 32 pés, Robin, hoje Sir, levou 312 dias para completar o percurso de 30.000 milhas. E o pequeno Suhaili nem mesmo tinha os equipamentos modernos que todos os velejadores atuais utilizam e passou grande parte do percurso sem rádio, já que este falhou diversas vezes durante a viagem.

“É difícil acreditar que 45 anos se passaram desde o dia em que completei este desafio. Eu ainda estou muito orgulhoso da conquista que marcou o início de muitos momentos memoráveis ​​que tenho no mar. Competições de oceano sempre foram fundamentais na minha vida. Hoje com 75 anos tenho o prazer de dizer que a minha sede por emoções e aventuras não acabou e já estou me preparando para mais um desafio”, declarou Sir Robin ao site da Clipper Race, regata de volta ao mundo que ele mesmo criou em 1996.

O desafio que Sir Robin Knox-Johnston cita na declaração é a clássica Route du Rhum, competição transatlântica em solitário que começa em outubro deste ano.

Fotos: Divulgação