Francis Joyon estabelece um novo tempo de referência à vela entre Brasil e França

Por Bateaux

Às 19h 38 minutos e 19 segundos desta segunda-feira 21 de abril, ( 17h38'19 '' UT) , o maxi- trimarã IDEC cruzou a linha de chegada no Rio de Janeiro. O navegador francês Francis Joyon estabelecia pela primeira vez, a referência da Route de l' Amitié ( Rota da Amizade), entre Bordeaux ( França) e Rio de Janeiro (Brasil) . Seu tempo de travessia: 13 dias, 03 horas , 05 minutos e 19 segundos para cobrir 4.812 milhas do percurso.

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Francis Joyon deixou Bordeaux na terça-feira, 8 abril, acionou o sinal de partida no estuário do Gironde às 04:33 hora francesa ( 14h33'00 GMT). O projeto da travessia recebeu o apoio do France Football Team, Girondins Bordeaux , Fabien Barthez , entre outros. Esta nova amizade entre Bordeaux e Rio de Janeiro, foi concebida como uma ponte entre a França e o Brasil , foi realmente em favor de instituições de caridade brasileiras e o ICM , Instituto de Cérebro e da Medula .

O tempo de execução do IDEC : 13 dias, 03 horas , 05 minutos e 19 segundos para cobrir 4.812 milhas do percurso teórico, uma média ao longo do grande círculo de 15,27 nós. Na realidade, o IDEC navegou 910 milhas sobre a água : 5.722 milhas náuticas de 18,16 nós. Explicação: Francis Joyon de navegou atrás de depressões sucessivas do Cabo Finisterre ao meio do Oceano Atlântico. Lá, ele não hesitou em fazer o trajeto até 900 milhas por rota direta , mais de 1.600 km ! Mais uma vez, Francis Joyon navegou a toda velocidade com seu trimarã maxi e brincou com os sistemas meteorológicos . Ele sempre flertou com 30 nós de velocidade ...


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As últimas 24 horas no mar, juntamente Brasil, foram muito exigentes para o navegador do IDEC, que teve que lutar contra ventos contrários nos últimos 120 quilômetros até o Rio de Janeiro. Exausto, com déficit de sono, Francis Joyo cruzou finalmente a linha de chegada. Estes 13 dias no mar eram ao mesmo tempo original - uma trajetória muito norte / oeste - e muita comprometida . Momentos depois de cruzar a linha , Francis Joyon falou sobre suas primeiras impressões deste novo recorde.

As palavras de Francis Joyon à chegada

A primeira reação

"Estou muito feliz por ter feito este recorde, porque as últimas 24 horas foram muito difíceis. Eu não dormi nada por dois dias por causa das condições do tempo, e também porque há realmente uma grande quantidade de tráfego ao longo da costa brasileira. Devemos estar constantemente em guarda. Este é um exercício bastante exaustivo. "

As últimas 24 horas no mar

" O desafio final para vencer foi muito estressante. Por volta da meia-noite da noite passada , eu estava preso em uma tempestade enorme , muito impressionante ... e o vento rondou de repente em 180º ! Eu fiquei de vento contrário , bem no nariz, com variações na intensidade muito inquietantes : de 10 a 25 nós!
A bordo de um grande multicasco como este são
condições muito difíceis. Devemos constantemente manobrar. Tudo sob a ameaça de um enorme tráfego entre a costa e as plataformas de petróleo offshore. Um rebocador chegou perto , enquanto eu manobrava, por exemplo ... E todo mundo sabe que nem o navio nem eu adoramos isso ! Por todas essas razões estou ainda mais feliz de chegar aqui no Brasil ! "

O tempo e caminho

" Antes do início, em Bordeaux , imaginei que levaria cerca de 15 dias. Assim, 13 dias é muito bom considerando a o caminho de oeste que eu tive que fugir das depressões no Atlântico e as grande distâncias dos Doldrums ( 300.000 , ed ) onde eu estava e me fez diminuir a velocidade, mas eu nunca cheguei a parar completamente. Este caminho foi um ótimo treino para a Route du Rum: quando eu finalmente mudei para a rota do sul do Atlântico, eu já não tinha apenas dois dias no mar de La Guadalupe ! Eu naveguei muitas milhas, muito mais do que na rota teórica ... e eu ainda aprendi coisas. Cada milha que passa, cada manobra ainda me faz ganhar o conhecimento do barco. Meu tempo pode ser melhorado, desde que um clima permita um caminho mais direto " .

 

Estou muito satisfeito porque o barco provou que ainda é rápido e sólido. Eu não ter quebrado nada durante a travessia foi importante. Houve pequenas falhas técnicas, mas são de rotina, realmente foi o mínimo.