Festa na água no centenário do Sailing

 

Por Antonio Alonso - Blog das Águas

Regata de 100 do Rio Yacht Club (Fred Hoffmann, em www.ryc.esp/br)

As informações são poucas, mas a leitura das súmulas distribuídas no grupo de discussão da ABVO faz crer que a regata comemorativa ao centenário do Rio Yacht Club, o Sailing, foi memorável para quem participou.

Bem mais de cem barcos provenientes de todos os clubes, associações e projetos náuticos estavam inscritos e praticamente todas as classes de veleiros foram representadas, dando mostras do respeito que o Clube desfruta perante os velejadores cariocas e niteroienses.

Para os barcos de oceano, teve regata para os de época, clássicos e antigos, e elas foram dominadas pelo clã Grael/Schmidt, que levou as quatro primeiras colocações.  Entre as classes ORC, BRA-RGS e Bico de Proa, mais de 50 barcos se apresentaram para a largada, mas grande parte dos que partiram não conseguissem cumprir o generoso percurso em função do vento Norte que soprou com pouca força e da amplitude mais de um metro de maré. O horário de chegada foi limitado para as cinco e meia da tarde e a para alguns, restou curtir a ensolarada tarde de sábado na Baia da Guanabara, como mostram as fotos de Fred Hoffmann, antes da confraternização e entrega de prêmios na sede do Sailing.

Também teve regata para os mini-oceano, divididos nas classes de 21 pés, Velamar 22, Ranger 22, J 24 e HPE 25, que somaram mais de duas dezenas de barcos à festa que contou ainda com mais de sessenta velejadores de optimist, laser, dingue e snipe. 

Regata de 100 do Rio Yacht Club (Fred Hoffmann, em www.ryc.esp/br)