Piratas somalis capturam família dinamarquesa

Do Diário de Notícias, Portugal

Piratas somalis capturaram um barco com uma família dinamarquesa a bordo, incluindo três menores, pouco depois de outros criminosos no mesmo 'ramo' terem assassinado quatro reféns dos EUA.

 

De acordo com o The Guardian, o barco com o casal dinamarquês, os seus três filhos (entre os 12 e os 16 anos de idade) e a tripulação de duas pessoas, também dinamarqueses, foi capturado quando já se encontrava no Oceano Índico. O Ministério dos Assuntos Exteriores da Dinamarca disse que um sinal de socorro foi emitido quinta-feira pelo barco e confirmou a ocorrência do incidente.

A maioria das ações dos piratas somalis tem como alvos navios comerciais, para pedir dinheiro às empresas proprietárias pela devolução dos bens e pela libertação da tripulação, e não barcos de lazer.

Na terça-feira, em seis anos de atuação constante dos piratas no Golfo de Adén, foram mortos os primeiros reféns norte-americanos: quatro tripulantes dos EUA foram assassinados no âmbito de um impasse nas negociações.

Também na semana passada, os piratas somalis capturaram um cargueiro de propriedade grega, com bandeira do Panamá, com 23 tripulantes a bordo: três romenos, 19 filipinos e um russo. A captura ocorreu no Mar Arábico, quando o navio fazia a ligação entre o Paquistão e o Iémen.