Líderes da Barcelona World Race navegam "invisíveis" por 36 horas

Da Revista Náutica

Os franceses Jean-Pierre Dick e Loïck Peyron, líderes da Barcelona World Race (BWR), a bordo do Virbac-Paprec 3, estão navegando desde as 7h (horário de Brasília) de hoje (24) em "Ghost Mode" (modo fantasma).

Isto significa que, durante 36 horas, dados relativos a posição geográfica, velocidade, milhas percorridas e rumo ou direção, não são vistos por ninguém, a não ser a organização da prova, por motivos de segurança. Cada barco tem direito a usar o "Ghost Mode" uma vez em cada segmento da circunavegação (são quatro ao todo).

"Todos nós sabemos que existem duas vias para passar por um sistema de alta pressão, e nós temos que escolher um dos lados nos próximos dias, porém, ninguém saberá qual", disseram os franceses em uma vídeo-conferência realizada ontem. O sistema a qual eles se referem está localizado na direção das Ilhas Canárias e, usando o "modo fantasma" eles poderão esconder sua tática e estratégia, principalmente do vice-líder Mapfre, dos espanhóis Iker Martínez e Xabi Fernández, para passar por essa região.

Antes de ficar "invisível", o Virbac-Paprec 3 estava 244,6 milhas a frente do segundo colocado, e navegava na direção norte/nordeste a aproximadamente seis nós de velocidade. A embarcação francesa volta aos radares amanhã (25), as 17h (horário de Brasília).

A Barcelona World Race é uma regata de circunavegação do globo, sem paradas, em duplas, a bordo de monocascos da classe Imoca 60, de 60 pés. Começa e termina em Barcelona seguindo pelos mares do hemisfério sul. A largada foi no dia 31 de dezembro de 2010.

Clique aqui para ler sobre as regras do "Ghost Mode" (em inglês) no site da BWR.