Dupla vitória de Omã na largada mais disputada do Extreme Sailing Series.

Fonte: Excom

Público local celebrou a vitória do Oman Air e do The Wave, Muscat, que desbancaram os franceses do Groupe Edmond de Rothschild, que lideraram todos os dias.

 

ext1

No último dia do Extreme Sailing Series, os franceses do Groupe Edmond de Rothschild lideravam e eram os favoritos. Poucos teriam previsto o resultado, que teve o Oman Air, de Morgan Larson, triunfante em sua estreia em Muscat.Quatro times estavam em condições de vitória na corrida do dobro de pontos. Os novatos do Team Trifork venceram a corrida, mas Oman Air fez o suficiente para segurar a vitória.  O time de Leigh McMillan, The Wave Muscat, mostrou brilhantismo na maneira de correr e terminou a competição em segundo lugar, à frente da equipe francesa.


ext2

 

“É uma sensação incrível. Foi uma semana cheia de desafios e nosso aprendizado só aumentou. Foi de fato uma corrida difícil com qualquer uma das equipes podendo vencer, então tivemos um pouco de sorte”, disse Morgan Larson. O time é formado pelos americanos  Charile Ogletree e Max Bulger, que participaram quatro vezes de Olimpíadas, pelo britânico Will Howden e o omã Nasser Al Mashari, ambos em sua segunda temporada do Extreme.

 

ext3

 

O time de Larson terminou em sétimo lugar na primeira corrida, o que deixou a equipe empatada com The Wave, Muscat, e o Groupe Edmond de Rothschild dois pontos atrás. Na corrida seguinte, quem venceu foi Zoulou e o time de McMillan ficou à frente dos seus concorrentes e pulou para a primeira posição por um ponto de diferença. No final da última corrida,os times de Omã voltaram ao mesmo número de pontos, colocando o time francês em uma situação difícil, com os times locais tendo que ficar atrás da sexta colocação. Os franceses foram bem, ficaram em segundo, mas o Oma Air cruzou a linha de chegada na terceira posição.

“Certamente fico desapontado por não ter velejado bem hoje”, disse Pierre Pennec, capitão do Groupe Edmond de Rothschild. “Mas isso é normal em competições. Fico feliz com a semana de disputas. De fato gostei de estar na água e, mesmo sendo meu quarto ano no torneio, pude aprender bastante nos últimos dias. Acho fantástico que o Omã tenha duas equipes que estão firmes na disputa do título”, completou.

ext4

Foi uma abertura muito disputada, umas das mais emocionantes dos cinco anos de Extreme Sailing Series. Pode-se prever que a temporada será uma das mais acirradas de todas. “É hora de atentar-se à etapa da china porque o objetivo é ser campeão geral. Terceiro ainda é um bom resultado – poderia ser pior”, disse “Hervé Cunningham, do Groupe Edmond de Rothschild. A próxima parada é na China, entre os dias 17 e 20 de Abril.

Extreme Sailing Series 2012 Etapa 1, Muscat, Omã Classificação após quatro dias, 29 corridas (2.3.12)
Posição / Equipe / Pontos

1- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 165 pontos
2- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 159 pontos
3- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Adeline Chatenet 155 pontos
4- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 148 pontos
5- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley, Adam Piggot / Andrew Walsh 138 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Antoine Joubert 111 pontos
7- Alinghi (SUI), Ernesto Bertarelli, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Pierre-Yves Jorand 109 pontos
8- Team Trifork (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Simon Hiscocks, Jonas Hviid 95 pontos