Marinha do Brasil apoia o XV Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Entre os dias 12 e 15 de abril, o Colégio Naval, localizado na cidade de Angra dos Reis (RJ), sediará a XV edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador. O evento tem como propósito transmitir experiência e conhecimentos de segurança da navegação, difundir a mentalidade marítima e divulgar os procedimentos previstos nas Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC).

 Autoridades militares e navegadores experientes estarão presentes no evento. Entre os palestrantes convidados, destaca-se a presença do empresário e escritor Beto Pandiani, que é um dos mais experientes velejadores de travessias oceânicas do mundo e passará seu conhecimento adquirido em diversas expedições náuticas. Também palestrará no Simpósio, o Capitão de Mar e Guerra da Reserva da Marinha Paulo Roberto Valgas Lobo, professor, oceanógrafo e autor de livros como “Meteorologia e Oceanografia – Usuário Navegante”, adotado na bibliografia oficial para o Processo Seletivo para Praticantes de Prático.

 Além do ciclo de palestras, o evento contará com a realização de aulas práticas de moto aquática para a capacitação na categoria Motonauta, bem como a execução de atividades embarcadas visando a qualificação dos participantes para a categoria de Arrais-Amador. Serão passadas instruções importantes como a utilização de equipamentos e sistemas de combate a incêndio, coletes salva-vidas, noções de primeiros socorros, meteorologia, assim como a realização de exercício de abandono e de resgate de homem ao mar. O evento encerra-se com a realização de exames escritos para as categorias de amadores.

 O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval, sempre focado no objetivo de informar e instruir os navegadores sobre sua responsabilidade como comandantes e conscientizar a comunidade náutica não só para a importância de se promover uma navegação mais segura, como também prezar pela prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar. Para mais informações e inscrições acesse o site www.simposio.com.br.

 

"Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente"