Sema e Fepam apresentam relatório de balneabilidade do Guaíba

Fonte: SEMA

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgaram hoje (21) os resultados da décima semana de monitoramento da qualidade da água do lago Guaíba. Foi verificada uma redução drástica na qualidade da água no ponto 1, a ponto de afetar, significativamente, a qualidade nos pontos 2 e 3. Esta piora está associada a presença de grande quantidade de matéria não-biodegradável, oriunda de fontes industriais e/ou agrícolas e nutrientes, do que de fontes domésticas, apesar da grande concentração de matéria de origem fecal. Nos pontos 3, 4 e 5, observa-se uma melhora na capacidade de depuração de matéria orgânica, em virtude do aporte de água proveniente do rio Jacuí.

A rede de coleta de amostras é formada pelos seguintes pontos: Ponto 1: foz do rio Gravataí; Ponto 2: no lago Guaíba, ao sul da Casa de Bombas nº 5 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP); Ponto 3: no lago Guaíba, ao sul da Casa de Bombas do Trensurb; Ponto 4: no lago Guaíba, entre o Ponto 3 e o ponto de captação de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para as Estações de Tratamento de Água (ETA) São João e Moinhos de Vento; e Ponto 5: no lago Guaíba, ao sul do ponto de captação de água do DMAE.

Foram analisados os seguintes parâmetros nesta campanha: alcalinidade, cádmio, cloretos, cobre, condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de Oxigênio (DQO), Escherichia coli, ferro, fitoplâncton/cianobactérias, ortofosfato, fósforo total, manganês, níquel, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido (OD), pH, profundidade de coleta, profundidade total, salinidade, sólidos dissolvidos totais, sólidos suspensos totais, temperatura da água, transparência da água, turbidez e zinco.

Ao final das campanhas de monitoramento, será elaborado relatório técnico sobre a qualidade da água do lago Guaíba, contemplando os resultados obtidos nas 12 (doze) campanhas previstas. Em função dos parâmetros analisados, a avaliação terá como referência os padrões estabelecidos na resolução 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), especialmente para o uso no abastecimento para consumo humano. Veja aqui os resultados dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados ao longo das quatro campanhas de amostragem realizadas até agora.