Copa YCP traz "Zap Tática" para velejadores na Guarapiranga

Sétima etapa da temporada terá novidades para os participantes, nas raias e no Yacht Club Paulista (YCP) neste fim de semana (17 e 18/9)

Por Ary Pereira Jr

São Paulo (SP) - Disputada desde janeiro, a Copa YCP - Yacht Club Paulista - tem movimentado intensamente a Represa Guarapiranga além de fortalecer a vela paulista, com 18 classes em disputa, reunindo ao longo da temporada 370 velejadores de 160 embarcações. A sétima etapa reserva para este fim de semana (17 e 18/9), novidades como o grupo de discussões Zap Tática, concurso de memes e sorteio de polimentos de cascos. Confira o aviso de regatas: http://CopaYCP.ar.RaceFinder.net
A introdução do Zap Tática é considerada pelo diretor de Vela do YCP, Beto Hackerott, como um importante instrumento para a formação e desenvolvimento de novos velejadores. "Basta embarcar com o fone móvel em uma capa protetora e depois das regatas discutir a tática com os amigos e adversários. O objetivo é promover o entendimento das estratégias e, consequentemente, facilitar a transição dos atletas das regatas festivas para a vela competitiva, por meio de constante troca de experiência", afirma Hackerott.

CopaYCP
Os velejadores ainda contarão com o "Sail Break", surpresa a ser revelada nos intervalos entre primeira e segunda regatas de cada dia. Estão previstas duas ou três largadas por dia dependendo da condição meteorológica, que indica vento sudoeste de fraca a média intensidade no sábado e direção mais rondada, de noroeste a sueste no domingo com rajadas de até dez nós. Confira a principal novidade da etapa, o aplicativo i-sail: https://goo.gl/3sQnuv
Na água, entre as disputas mais equilibradas estão as classes Laser e Snipe, que têm levado assiduamente cerca de 30 barcos à raia, além da HPE 25, com liderança do YCP Sailing Team Pajero, do velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, com três Regatas Volta ao Mundo no currículo. No clube, a Luiz Náutica vai sortear dois polimentos de casco, enquanto seguem as palestras e ações promovidas pela North Sails, assim como o tradicional brunch especial do velejador oferecido pela Sabores Saudáveis, com a chef Keli Bettiol.

Programação da 7ª Etapa da Copa YCP

Sábado (17/9)
11h00 - Premiação da 6ª Etapa, com apresentação de fotos e vídeos das regatas
11h30 - Brunch incluso na inscrição
13h00 - Copinha de Optimists e 2.4mR (Raia 2)
14:00 - Regatas do dia para demais classes (Raia 2)

Domingo (18/9)
10h00 - Clínica North Sails no Hangar 2 do YCP
11h30 - Copinha de Optimists e 2.4mR (Raia 2)
13h00 - Regatas do dia para demais classes (Raia 2)

Líderes das classes mais numerosas após seis etapas da Copa YCP

Finn - Ricardo Valério (YCP)
Day Sailer - Arno Buchli Jr. (ASBAC)
HPE 25 - YCP Sailing Team Pajero
Laser Radial - André Frimm (CCSP)
Laser Standart - Eduardo Guimarães (YCP)
Lightning - José Hackerott (YCSA)
Snipe - Renê Hormazabal e Anderson Brandão (GVI)
Star - Fábio Bodra e Henrique Cabette (YCSA)